segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quebre as correntes

As crenças não precisam ter coerencia para que se acredite nelas. E nossas crenças não são excessões. Com efeito, achamos que a questão da liberdade, por exemplo, pelos menos na nossa "parte do mundo" está concluida e resolvida da melhor maneira. De qualqer forma, não sentimos vontade de ir para as ruas protestar e exigir maior liberdade do que já temos ou achamos ter, pelo menos a maior parte das pessoas, não sente. Mas por outro lado, tendemos a crer com a mesma convicçao que pouco podemos mudar, na maneira como as coisas ocorrem ou são produzidas no mundo; e acreditamos tambeém que se pudessemos mudar alguma coisa, seria inútil e até irracional pensar num mundo diferente do que existe e aplicar os músculos em fazê-lo surgir por acharmos que é melhor do que este aqui.
Se a liberdade foi conquistada como explicar que entre os louros da vitória, não esteja a capacidade humana de imaginar um mundo melhor e de fazer algo para concretiza-lo ? E que liberdade é essa que desestimula a imaginação e tolera a impotencia das pessoas LIVRES em questões que dizem respeito a todos?
Nem toda falta de liberdade é sentida e vivida como opressiva, isso só ocorre, quando os agentes são forçados a agir contra a vontade e sofrem,portanto não podem ser capazes de se portar de acordo com o próprio desejo ou fazer o que fariam por vontade própria.
Há um forte elemeento de compulsão, de falta de liberdade, em cada conduta rotineira. A socialização, como dizem alguns livros destinados aos calouros, consiste em induzir as pessoas a fazer de boa vontade o que tem que fazer,´´Eé e se olharmos a nossa volta, somos escravos de uma sociedade quase nada livre, seguimos paradigmas sem ao menos perceber.
Olhar para o lado, e ver pessoas, como cavalos, usando cabrestos, e sendo guiadas sem nem se importar com isso, revolta qualquer um. O que todos chamam de acomodação, aos meus olhos, foi um nome criado para mascarar as açoes de um número consideravel de pessoas que sabem exercer sua liberdade, e atingem outras milhares, lhes fazendo acreditar em uma Liberdade inexistente. Lhes tirando, a fome por fazer acontecer, por fazer a diferença... Porque é claro, que quanto mais cerradas as percianas, mais facil se perder na alvorada. E que é mais comodo aos livres, olhar de fora, que perder o lugar para quem só sabia o obedecer, mesmo que inconscientemente

Nenhum comentário: